ENTREVISTA: “Dia 7 de Dezembro serão reveladas as 8 Maravilhas de Viseu”

O curso de Turismo do Instituto Politécnico de Viseu propôs ao Município de Viseu que elegesse as suas 8 maravilhas. O desafio foi aceite e os resultados serão divulgados a 7 de Dezembro. O E-Line foi ao encontro de António Coelho, Cátia Silva e Carina Duarte, elementos responsáveis pelo grupo de comunicação deste projeto.

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E-Line: Em que consiste a vossa proposta ao Município de Viseu?

A nossa proposta consiste em dois eventos distintos. O primeiro é uma votação para se elegerem as oito maravilhas de Viseu, que está a decorrer neste momento e acaba dia 30 de Novembro. O segundo será a gala das oito maravilhas de Vise, que se vai realizar no dia 7 de dezembro de 2015, segunda-feira véspera de feriado, no Clube de Viseu, a partir das 20h30, onde serão desvendadas as oito maravilhas vencedoras.

Como surgiu a ideia?

No unidade curricular Organização e Gestão de Eventos do terceiro ano da licenciatura de Turismo, lecionada pelas Professoras Doutoras Cristina Barroco e Suzanne Amaro, foi-nos proposto a organização de um evento. O tema do evento é o património cultural de Viseu. Esta ideia surgiu após cerca de um mês de debate entre alunos e docentes, onde os alunos manifestaram a vontade de organizar uma gala que evidenciasse um conjunto de diferentes elementos do património Viseense. Surgiu assim a ideia de criar oito categorias distintas que identificassem esse património.

Quais as reações quando apresentaram a vossa proposta?

As reações foram no geral positivas. Todas as pessoas consideraram a ideia muito criativa e importante para a dinamização do Turismo na região.

Houve algum entrave à implementação da vossa ideia?

Não houve nenhum entrave à implementação da nossa ideia. Pelo contrário, contamos com o apoio total da Câmara Municipal de Viseu, do Instituto Politécnico de Viseu e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.

Qual é o vosso objetivo com este concurso?

A realização da Gala “As 8 Maravilhas de Viseu” tem por objetivos: promover a cidade de Viseu enquanto destino turístico, envolver a comunidade local, contribuir para potenciar o turismo local, preservar as tradições, identidade e autenticidade cultural. Pretende também que se crie um fluxo de sinergias entre os órgãos de poder local, instituições, setor turístico, comunidade académica e população, estimulando a comunicação entre todos os intervenientes, criando assim uma rede de cooperação com o objetivo comum de valorizar a cidade de Viseu e fomentar o Turismo. É nossa intenção que esta seja também uma Gala de caráter solidário, pretendendo angariar, no dia da gala, donativos a reverter para a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo – APPDA Viseu. Será também leiloado um quadro (referente a uma das maravilhas de Viseu), cujo valor reverte para a mesma Associação.

Podem contar-nos mais alguns pormenores sobre a Gala?

A Gala das 8 Maravilhas vai realizar-se no dia 7 de Dezembro, a partir das 20h30, no Clube de Viseu. Nesta, para além de algumas surpresas, iremos ter a atuação do Zé Manel da Banda Darko (ex-vocalista dos Fingertips), acompanhado pelo seu guitarrista. Do programa da Gala destaca-se, também, a participação da Teresa Loureiro (Finalista do Masterchef 2014), a atuação das alunas das Escolas de Ballet Sandra Ferraz, um desfile das Lançadeiras de Montemuro e ainda alguns momentos musicais a cargo dos alunos do curso de Animação Cultural da ESEV e do curso de Turismo da ESTGV.  Foram várias as entidades e empresas que se juntaram a esta causa e sem as quais esta Gala não seria possível: Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Câmara Municipal de Viseu, Olimpinho – profissionais de limpeza, Megabrinde, Batalha Fotografia, Solar dos Cáceres, “O Corvo” café-restaurante, Inédito cabeleireiros e estética, Desigm comunicação & publicidade, Mediaspot print solutions, Escolas de Ballet Sandra Ferraz e Escola Profissional Tondela.

 

Como foram eleitos os nomeados para as 8 maravilhas?

Cada elemento do júri elegeu três maravilhas por categoria, ficando assim nomeados os finalistas a votação. Foram depois abertas as votações ao público no dia 2 de Novembro e encerram no dia 30. A votação pode ser realizada na internet através no nosso site: www.estgv.ipv.pt/8maravilhasdeviseu, ou presencialmente no Quiosque de Turismo da Câmara Municipal, localizado no Rossio.

Quem constituiu o júri do concurso?

O Júri do Concurso é constituído pelo Bispo de Viseu, pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, pelo Diretor do Museu Nacional Grão Vasco, pelo Presidente da Turismo Centro de Portugal, pelo Diretor Geral e de Programação do Teatro Viriato, pela Diretora do curso de Licenciatura em Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) e pelos alunos do 3º ano do curso de Licenciatura em Turismo da ESTGV. Este painel de júri elegeu apenas os finalistas, mas a decisão final está a cargo de qualquer pessoa que tenha interesse em eleger as 8 Maravilhas de Viseu.

Existem categorias para a respetiva seleção?

Para a eleição das oito Maravilhas de Viseu, foram escolhidas as seguintes categorias: Monumento, Artesanato, Gastronomia: Prato típico, Gastronomia: Doce típico, Natureza, Personalidade Histórica, Evento e a Categoria Surpresa.

Existem projetos futuros do curso de Turismo relacionados com esta iniciativa?

Os alunos da licenciatura em Turismo gostavam que, no futuro, pudessem ser destacados os vencedores das várias categorias. De momento ainda não existem ideias definidas, apenas pequenas propostas que ainda estão a ser pensadas. Por exemplo, na Categoria Artesanato poderia ser criado pela Câmara Municipal/Casa da Ribeira um selo de origem e qualidade do produto artesanal. Na Categoria Gastronomia, poderia ser colocada uma placa nos locais que vendessem a maravilha vencedora. No dia da gala vai também ser apresentada a Rota das 8 Maravilhas de Viseu e pretendemos que esta possa vir a ser divulgada junto dos turistas que visitam a cidade.

Por Andreia Freitas

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